A punção aspirativa por agulha fina da tireoide é um procedimento que utilizamos para obter amostras de tecido da sua tireoide para análise. Esse procedimento pode ou não ser guiado por ultrassom, geralmente é indicado o uso concomitante do ultrassom para nódulos menores, pois isso aumenta sua eficácia.
Durante o procedimento, utilizamos um aparelho de ultrassom para visualizar a sua tireoide em tempo real. Isso nos ajuda a identificar precisamente a área-alvo para a punção. Em seguida, inserimos uma agulha fina na região determinada pelo ultrassom, aspirando um pequeno fragmento de tecido da tireoide.
Essa amostra de tecido é enviada para análise laboratorial, onde os especialistas examinarão as células sob o microscópio. Essa análise nos ajuda a avaliar se existem células anormais, como nódulos ou tumores, e a determinar se eles são benignos (não cancerígenos) ou malignos (cancerígenos).
A punção aspirativa por agulha fina da tireoide, guiada por ultrassom, é um procedimento rápido e seguro. Ele nos fornece informações valiosas para o diagnóstico correto e ajuda a guiar os próximos passos para o tratamento adequado. É importante que você esteja relaxado durante o procedimento, e pode ser aplicada uma anestesia local para minimizar qualquer desconforto. Se tiver mais alguma dúvida, estou aqui para ajudar!